O balanço do programa Polícia Civil Comunitária, implantado em Esplanada, indica uma redução de 30% nos índices de criminalidade em 2007, conforme balanço divulgado, hoje (7), pela Delegacia de Polícia da cidade. Instalado há dois anos, o programa vem sendo desenvolvido em todo o município e conta com o apoio da 2ª Coordenadoria de Polícia do Interior (2ª Coorpin).
O delegado de Esplanada, Antônio Luciano Lima, informa que são realizadas ações, como audiências públicas e palestras em escolas da rede pública, nos povoados e na sede do município. O registro de ocorrências policiais apresentou uma redução de aproximadamente 30%, principalmente de casos de arrombamentos e furtos em casas comerciais e residências, assaltos, furtos e roubos de veículos e homicídios.
Dos 12 homicídios que ocorreram em Esplanada, no ano passado, 10 tiveram autores identificados e indiciados pela Polícia Judiciária, sendo 83,33% solucionados. “A missão da Polícia Civil é reduzir os índices de criminalidade e a impunidade, contando, com isso, com o apoio dos diversos setores da sociedade. Essa parceria permite que programas comunitários policiais bem desenvolvidos tenham êxito, beneficiado a população com mais segurança”, enfatiza o delegado.