Com 385 policiais militares e mais de 200 mil habitantes, Camaçari deve ganhar reforço até o final do ano. A previsão é do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Castro. A contratação dos PMs acontece após curso de treinamento e capacitação, previsto para começar em março e com duração de nove meses.
Cento e oitenta policiais serão formados em Camaçari e vão trabalhar em toda Região Metropolitana. Uma parceria entre o município e o Estado garantiu 11 novas viaturas às polícias Militar e Civil, combustível, alimentação. As blitze e rondas também foram intensificadas. O resultado é a redução em 34% do número de ocorrências em 2007. O projeto vai ficar ainda mais eficaz com a instalação de 22 câmeras de segurança no Centro e nas áreas consideradas mais perigosas.
O tenete-coronel considera importante o apoio da Prefeitura à segurança pública. “Às vezes, os agentes ou moradores detectam pontos sem iluminação e informam a Prefeitura, que envia uma equipe para solucionar o problema. Além disso, o asfaltamento das ruas e a reforma de escolas levam cidadania à população, o que também contribui para redução da violência”.
A parceria entre o município, governos federal e estadual, mais população, tem sido fundamental para encontrar soluções eficientes e reduzir a criminalidade. Em dezembro passado, Camaçari aderiu ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que vai investir R$ 6,7 milhões em ações preventivas de combate a violência.
Como parte do programa, a PM realiza, desde outubro, operação especial nos bairros Phocs 1, 2 e 3. Através do projeto, oito agentes são escalados para trabalhar durante as folgas. Em contrapartida, recebem do Estado pagamento de hora-extra. A ação acontece todos os dias da semana, das 7h às 23h, e reduziu em mais de 60% o número de ocorrências nas três localidades.