Baianos e turistas terão sua segurança garantida neste Carnaval pela Operação Folia e Paz, da Polícia Militar, apresentada hoje (29) ao governador Jaques Wagner. A novidade para este ano é o emprego de 20 unidades móveis de detenção. Será também ampliada a utilização da tecnologia, com 52 câmeras fixas, 32 móveis e 800 celulares, entre outros equipamentos, inclusive dois aviões, dois helicópteros e 40 viaturas. A operação começa às 14h de quinta-feira (31).

O secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, destacou que as unidades móveis de detenção já foram instaladas e vão ser utilizadas com a guarda externa feita pela Polícia Militar e com o apoio da Polícia Civil. “Teremos um Carnaval tranqüilo, com uma custódia de presos à altura da dignidade humana, superando toda a dificuldade na Região Metropolitana de Salvador”, afirmou.
Ele lembrou que a PM baiana já tem a tradição de prestar um serviço eficiente e reconhecido internacionalmente. “A Espanha e alguns países da África já vieram buscar know-how aqui”, declarou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Santana, disse que os foliões podem vir tranqüilos que vão encontrar uma Bahia em paz, tanto na capital como no interior. O coronel informou que 12 municípios fora da Região Metropolitana de Salvador receberão reforço de outras unidades.

O governador afirmou que a Bahia está preparada para o Carnaval, seja na área de segurança, na área de saúde, além da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), que também tem um observatório na festa. “Todo apoio está montado, inclusive com a cooperação do Ministério Público”, ressaltou.

Segundo Wagner, os foliões contarão com áreas maiores para reclamações. “O convite está feito. Vamos fazer um Carnaval de alegria, hospitalidade, folia, mas em paz, sem agressões. As polícias Civil e Militar estão aí para garantir isso”, disse.