A Polícia Militar vai disponibilizar um efetivo de 2.270 homens na Operação Lavagem do Bonfim. Serão 362 patrulhas distribuídas ao longo do cortejo, que vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Praia à Colina Sagrada. Para regular o fluxo de veículos e pedestres e realizar abordagens contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas, serão montadas 45 barreiras em todas as vias que dão acesso aos pontos do evento.  Os Bombeiros também estarão presentes com patrulhas de socorrismo, apoiadas por guarnições do Salvar.

Quarta-feira (16) à noite, será feita uma varredura em todo o trajeto do cortejo, para não permitir veículos estacionados nos locais de concentração popular e arrumação das entidades.

Quinta-feira (17), no dia da festa, a PM executará a montagem de barreiras e do policiamento ostensivo preventivo em todo trajeto do evento, bem como o acompanhamento da tradicional Corrida do Bonfim.

Recomendações

  • Evitar levar cartões de crédito, talão de cheque e dinheiro além do necessário.
  • Não ostentar jóias.
  • Evitar levar bolsas, máquinas fotográficas ou de filmar para os locais de grande concentração.
  • Não fazer uso de bebidas alcoólicas em excesso e se estiver dirigindo passar a direção do veículo para alguém que não esteja bebendo.
  • Identificar as crianças com cartões, especificado nome, filiação, endereço, tefone para contato, mesmo que a criança já consiga se comunicar.