A Praça da Revolução, em Periperi, foi transformada numa arena de serviços públicos no último sábado (19). O Programa Você Cidadão, do Governo do Estado efetuou um total de 10,4 mil atendimentos junto à população local. Os serviços de saúde – que englobaram exames de hipertensão, glicemia, vacinação, exames oftalmológicos, escovação e orientações sobre nutrição e fisioterapia – lideraram o ranking das dezenas de atividades ofertadas na primeira edição do Programa com 2.530 atendimentos.

Em seguida veio, a emissão de carteira de identidade com 1.321 documentos expedidos pelas duas unidades móveis do SAC e pelo posto fixo localizado no bairro. Houve ainda palestras de educação para o trânsito, distribuição de sopas e aulas de reaproveitamento de alimentos, além de atividades de cultura e lazer.

O evento, que recebeu a visita do governador Jaques Wagner, marcou o início das ações inclusivas do programa desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb) em parceria com várias secretarias estaduais.

Segundo Wagner, o balanço desse evento de estréia foi positivo. “Essa primeira experiência mostrou que temos condições de transformar o Você Cidadão num grande palco de cidadania, levando os serviços do Estado até o povo, de maneira direta e efetiva”, disse o governador, sinalizando pela continuidade do programa por outros bairros da capital e pelo interior. “O Programa Você Cidadão veio para ficar”, pontuou.

O secretário da Administração Manoel Vitório destacou o papel inclusivo do programa. “Há uma grande preocupação do governo de fazer a inclusão social da população e o Programa Você Cidadão é um importante instrumento para esta tarefa”, comentou durante visita aos estandes. Segundo ele, a idéia é replicar as ações nos municípios, “dando uma proximidade maior para a população que tem dificuldades para tirar seus documentos e acessar os serviços públicos”, justificou. A ação do programa como um todo tem a meta de alcançar 40 mil baianos.

O secretário lembra que o programa inclui, além do evento deste sábado, uma série de ações já iniciadas, como o atendimento especial de alunos da rede pública de ensino pelas carretas do SAC Móvel – que disponibilizou carteira de identidade para cerca de 17 mil estudantes – e a reformulação do modelo de atendimento do Detran – que vem reduzindo o tempo de espera nos setores de habilitação de condutores e vistoria de veículos.

Aprovação popular – A estudante Fabiana Nascimento, 21 anos, não perdeu a chance de levar o pequeno Felipe, seu filho de um ano e meio, para tomar a vacina. “Vim assim que soube, porque a saúde dele é minha maior preocupação. Já estava mesmo pensando em levá-lo a um posto, mas aqui, pertinho de minha casa, foi ainda melhor”, comemorou.

A criançada também recebeu orientações com relação à saúde bucal. Ítalo Bruno, de 13 anos, era um dos que se enfileiravam para aprender a escovar corretamente os dentes. “É melhor prevenir do que depois sofrer com dor de dente e até correr o risco de ficar banguela. Agora sei que preciso escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e não esquecer do fio dental”, comemorou o garoto.

A dona-de-casa Clarice do Nascimento, 52, apesar de ter pressão alta, não fazia exames há mais de um ano. “Aqui foi bem rápido, perto de casa. Às vezes estamos tão ocupadas com a família que descuidamos um pouquinho da nossa saúde. Aproveitei para chamar minhas filhas, que vão tirar a carteira de identidade”.

Antônia Maria, vendedora de 40 anos, moradora de Nova Constituinte, ficou sabendo do Você Cidadão por uma vizinha e correu para conferir. Aproveitou para ‘dar um trato no visual’ no estande das Voluntárias Sociais, onde profissionais capacitados na Escola de Cabeleireiros e Similares Iracy Machado atendiam homens, mulheres e crianças. “Estou muito satisfeita. Meu cabelo já estava mesmo precisando de um corte e aproveitei a oportunidade. Depois daqui, ainda quero medir minha pressão, para ver se está tudo em ordem”, disse Antônia.

Outros serviços – O público contou também com serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Desenvolvimento Social (Sedes), da Defensoria Pública do Estado, Coelba, Embasa, do Banco BMG e da Ótica da Gente, parceiros da iniciativa privada. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Setre) ofereceu oficinas de tecelagem e cerâmica, por meio do Instituto Mauá, realizou cadastro de trabalhadores e palestras sobre economia solidária.