Implantado há 18 meses e integrado pelas empresas que compõem o Arranjo Produtivo do Setor Automotivo, o projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos Automotivos (Decas), já alcançou 30% da meta de negócios estabelecida até 2009. A estimativa foi feita pelo especialista da indústria automobilística, Luc de Ferran, durante um encontro com representantes da Ford, sistemistas e empresas locais.

O encontro foi um café da manhã, na Quinta Portuguesa, que reuniu também a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Nele foram apresentados os resultados conquistados, as ações em andamento e as perspectivas futuras do projeto Decas.

Luc de Ferran lembrou da importância dos seis primeiros meses do projeto para fortalecer e estruturar as empresas com a finalidade de atender as demandas dos sistemistas da Ford. Conforme o especialista, mesmo sem ainda conseguir atender 100% das demandas, o Decas criou, em 2007, perspectivas de superar a meta estimada antes do prazo previsto. A idéia é ampliar o projeto, que hoje atua em Salvador, região Metropolitana e Feira de Santana, para cidades como Barreiras e Ilhéus.

Além da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, o projeto Decas, conta com o apoio do Sebrae, Senai/Cetind, GTZ e Sindipeças. O Automotivo é um dez APLs vinculados vinculado ao Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial da Secti.