Estão abertas até 15 de fevereiro as inscrições para o Edital para Desenvolvimento de Soluções Inovadoras no Campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a iniciativa dispõe de R$ 1 milhão para financiar projetos de pesquisa que resultem na criação de produtos, processos, métodos ou sistemas que ainda não existam no mercado ou que apresentem características novas em relação às usadas hoje.

Podem concorrer pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou centros tecnológicos e de pesquisa da Bahia, sejam públicos ou privados. Os interessados devem submeter propostas em parceria com empresas da área de TIC, constituídas ou mesmo em fase de incubação ou pré-incubação. As inscrições podem ser feitas no portal da Fapesb (www.fapesb.ba.gov.br).

Ajuda a estilistas

Um software para facilitar a vida de estilistas. Este é o objetivo do projeto de pesquisa desenvolvido por Antônio Lopes Apolinário Jr., professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O projeto está sendo desenvolvido com recursos do Edital de TIC da Fapesb.

O caráter inovador deste trabalho está na proposta de interação entre o profissional de moda e o sistema. “Usando uma interface interativa e baseada em traços, esta solução irá fornecer uma interface mais próxima possível da linguagem que os profissionais da área utilizam em seu processo de criação”, afirmou Apolinário.

Com o desenvolvimento deste novo software, o estilista poderá construir seu modelo a partir de traços feitos à mão livre, favorecendo a análise de características como caimento, volume e movimento da roupa desenvolvida. “Uma das grandes vantagens deste sistema é a possibilidade de simulação realista em 3D do modelo criado”, explicou Apolinário, que desenvolverá este novo software em parceria com a Speed Informática.