Atender às demandas do Governo do Estado de maneira a colaborar para o seu desenvolvimento é o principal desafio lançado à Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) por seu novo diretor-presidente, Elias de Oliveira Sampaio. Ele tomou posse, hoje (24), juntamente com o diretor de Relações Institucionais e Atendimento, Samuel Pereira Araújo.

Na ocasião, o secretário da Administração e presidente do Conselho de Administração da Prodeb, Manoel Vitório, reiterou a importância da companhia para o desenvolvimento do estado. “Hoje temos uma nova Prodeb, com um leque maior de serviços. Precisamos, agora, de uma empresa capaz de dar as respostas que o governo necessita”, disse.

O novo dirigente ressaltou que a empresa buscará transformar-se, de fato, no provedor corporativo de tecnologia da informação e comunicação. Para isso, trabalhará alinhada com a prefeitura de Salvador e com o Governo Federal, por meio de parceria inédita firmada com o Serpro e a Prodasal.

“A Prodeb é um importante vetor de transformação na medida em que agrega rapidez às ações de governo estadual e apóia os processos que levam a participação mais democrática da população, por meio do uso das tecnologias. Nossa agenda já inclui um processo de re-oxigenação da empresa, com a conclusão do planejamento estratégico, a revisão de custos e preços, fortalecimento das áreas de infra-estrutura e desenvolvimento de sistemas e o concurso público previsto para o final deste ano”, disse Sampaio.

Currículo – Economista licenciado do Ministério do Planejamento, Elias de Oliveira é professor colaborador do mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional da Uneb e do Núcleo de Pós-graduação em Administração da Ufba.

Doutor em Administração Pública pela Ufba, foi consultor, entre 2001-2003, do Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID), e de 1999 a 2001 atuou como consultor do Instituto de Ciência da Informação, em pesquisa sobre as pequenas e micro empresas de informação de Salvador.