LOCAL: Edifício Torres do Iguatemi, Av. ACM, Iguatemi.
DATA: 16.01.08 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Inauguração de unidade modelo para intermediação profissional do Sistema Nacional de Emprego (Sine).



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ESPAÇO: Batizado de SineBahia, Serviço de Intermediação para o Trabalho, é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


CAPACIDADE: Atendimento a 800 pessoas por dia, numa área de 1.439,75 metros quadrados, distribuída em três pisos do condomínio Torres do Iguatemi. O serviço funcionará como unidade central de suporte ao trabalhador de Salvador.

SERVIÇOS: Atendimento, convocação e pré-seleção de candidatos, habilitação ao seguro-desemprego, qualificação social e profissional, dentre outros. Pessoas com deficiência também serão acolhidas no novo espaço, como extensão ao serviço do Centro de Atendimento Profissional de A a Z (Capaz), mantido pela Setre no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra. No local também será dada atenção a micro e pequenas empresas, com orientação sobre linhas de crédito e identificação de necessidades de qualificação pessoal.

HISTÓRICO: Desde o início de 2007, o sistema de intermediação de mão-de-obra operacionalizado pelo governo estadual teve mudança e o SineBahia passa a ser um modelo. Uma das inovações é o foco no atendimento em sintonia com as necessidades do mercado identificadas pelo setor de captação de vagas. Outra novidade é o serviço de psicologia.

EQUIPE: É integrada por 60 pessoas. Todos foram selecionados a partir do cadastro de trabalhadores do Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae), desenvolvido para o MTE, com o objetivo de dar suporte ao Sistema Nacional de Empregos (Sine).


INSTALAÇÕES: No térreo foram instalados recepção geral, salão de espera, pré-atendimento, atendimento, assessoria de comunicação, ante-sala de espera do microcrédito, administração de vagas, serviço de psicologia, copa, sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência. No primeiro piso funcionarão recepção, gerência e ante-sala para a secretária, sala de apoio administrativo e de reunião, laboratório de informática, supervisão de qualificação, quatro salas de treinamento e sanitários. O segundo andar foi reservado para uma sala de treinamento, com 64 assentos, refeitório, cozinha, sala de arquivo, almoxarifado, depósito e sanitários.

SINE: Na capital e interior do estado existem 112 unidades instaladas em 101 municípios. A maioria delas, 78, realiza ações de intermediação para o trabalho, habilitação do seguro-desemprego e emissão de documentação (Carteira do Trabalho e Previdência Social e ou Carteira de Identidade). A nova unidade é a única onde haverá integração de serviços num mesmo espaço. Há previsão de instalação de unidades similares em cidades como Vitória da Conquista, ainda este ano, Lauro de Freitas, Itabuna e Santo Antônio de Jesus.