Intermediação para o trabalho, habilitação para o seguro-desemprego, emissão de documentos e qualificação profissional. Tudo em um só espaço. Foi inaugurado hoje (16), o SineBahia, um sistema modelo de integração voltado para o mercado de trabalho, localizado no edifício Torres do Iguatemi, na avenida Antonio Carlos Magalhães, 3.359 em Salvador.

O SineBahia vai atender a quem precisa contratar, quem está procurando trabalho ou quem precisa se profissionalizar para conseguir uma vaga. O sistema mantém um cadastro permanentemente atualizado por um grupo de captação que vai atuar junto às empresas e “com foco no atendimento em sintonia com as necessidades do mercado identificadas pelo setor”, esclarece Maria Tereza Andrade, superintendente de Desenvolvimento do Trabalho (Setre).

Os candidatos serão pré-selecionados por psicólogos, treinados e encaminhados para as empresas com o perfil exigido. O atendimento começa amanhã (17), a partir das 6h30, com distribuição de senhas. Instalada em três pavimentos, a instituição tem capacidade para atender 800 pessoas por dia.

Ao lado de empresários, do secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos (Setre), funcionários do SineBahia e da superintendente regional do Trabalho e Emprego (MET), Norma Pereira, o governador Jaques Wagner disse esperar que o SineBahia seja um espaço de negociação, inclusão, parceria e solidariedade. Um local de amparo ao desempregado e apoio para os empresários. “É preciso somar esforços para beneficiar todos que buscam vagas no mercado, dos mais jovens aos idosos. A via do trabalho é a mais acertada para um governo comprometido com o desenvolvimento social”, opinou Wagner.