Um novo espaço para os trabalhadores baianos, que oferece mais conforto e agilidade no atendimento, vai ser inaugurado quarta-feira (16), às 9h, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). É o SineBahia – Serviço de Intermediação para o Trabalho, implantado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Logo no dia seguinte (17), os trabalhadores começam a ser atendidos no local.

O SineBahia tem capacidade para atender 800 pessoas por dia, em uma área de 1.439,75 metros quadrados, distribuída em três pisos do prédio da Avenida Antonio Carlos Magalhães, 3.359, Condomínio Torres do Iguatemi, Loja 1 (em frente ao Hiper Bompreço). O serviço vai funcionar como unidade central de atendimento ao trabalhador de Salvador.

Atendimento, convocação e pré-seleção de candidatos, habilitação ao seguro-desemprego, qualificação social e profissional são alguns dos serviços oferecidos. Pessoas com deficiência também vão ser atendidas no novo espaço, como extensão ao serviço do Centro de Atendimento Profissional de A a Z (Capaz), mantido pela Setre, no SAC do Shopping Barra. No local também vai ser feito atendimento a micro e pequenas empresas, com orientação sobre linhas de crédito e identificação de necessidades de qualificação pessoal.

Desde o início da gestão, o sistema de intermediação de mão-de-obra operacionalizado pelo governo estadual teve mudança e o SineBahia passa a ser um modelo. Uma das inovações implementadas pela Superintendência de Desenvolvimento do trabalho (Sudet) da secretaria é o foco no atendimento em sintonia com as necessidades do mercado identificadas pelo setor de captação de vagas. Outra novidade é o serviço de psicologia.

À frente da nova estratégia está a psicóloga Maria Thereza Andrade, superintendente de Desenvolvimento do Trabalho. Entre as atividades em seu currículo profissional, se destaca a implantação do Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST), de Camaçari, e do Sistema Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), da Prefeitura de Salvador.

Instalações

O imóvel que abriga o SineBahia dispõe de espaço mais adequado para prestar os serviços aos trabalhadores. No térreo foram instalados recepção geral, salão de espera, pré-atendimento, atendimento, assessoria de comunicação, ante-sala de espera do microcrédito, administração de vagas, serviço de psicologia, copa, sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência.

No primeiro piso, vão funcionar recepção, gerência e ante-sala para a secretária, sala de apoio administrativo, sala de reunião, laboratório de informática, supervisão de qualificação, quatro salas de treinamento (totalizando acomodações para 144 pessoas) e sanitários. O segundo andar foi reservado a uma sala de treinamento com 64 assentos, refeitório e cozinha, sala de arquivo, almoxarifado, depósito e sanitários. O acesso entre os pisos é feito por escada ou elevador.

A equipe encarregada do atendimento na unidade central é integrada por 60 pessoas. Todos foram selecionados a partir do cadastro de trabalhadores do Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae), desenvolvido para o MTE, com o objetivo de dar suporte ao Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Unidades

Na capital e interior do estado existem 112 unidades de atendimento ao trabalhador, instaladas em 101 municípios. A maioria – 78 – realiza ações de intermediação para o trabalho, habilitação do seguro-desemprego e emissão de documentação (Carteira do Trabalho e Previdência Social e ou Carteira de Identidade).

Com maior capacidade de atendimento, a nova unidade é a única onde haverá integração de serviços num mesmo espaço. Há previsão de instalação de unidades similares em cidades como Vitória da Conquista (este ano), Lauro de Freitas, Itabuna e Santo Antônio de Jesus.