A Secretaria de Turismo está organizando um serviço receptivo para atender, com qualidade, os turistas que vêm participar do Carnaval de Salvador. O Projeto Guias do Carnaval selecionará 450 guias turísticos e operadores de “Call Center”, além de 50 coordenadores para trabalhar durante todos os dias da folia – de 31 de janeiro a 5 de fevereiro.

“O objetivo do projeto é qualificar as pessoas para elevar a qualidade dos serviços que serão oferecidos aos turistas”, explica o secretário Domingos Leonelli, enfatizando que os interessados devem falar inglês e estar cursando faculdade de turismo ou de áreas afins. As inscrições serão feitas, de amanhã (10) a terça-feira (15), no Serviço de Informação de Mão-de-Obra Turística (Simtur), que fará a seleção, treinamento e definirá os locais de atuação.

Os 450 guias vão trabalhar 6 horas por dia, percebendo um salário de R$ 840,00, já incluídas as despesas com transporte e alimentação. Serão distribuídos ao longo do circuito da festa – sendo 240 no postos elevados da Polícia Militar -, alémdo Porto de Salvador (18), aeroporto (20), Estação Rodoviária (20), Ferry-Boat (6) e hotéis (60). O Call Center, que funcionará na Bahiatursa, terá 40 guias, e outros 46 serão volantes.

A principal atividade dos guias é a prestar informações aos turistas sobre os serviços que podem usufruir, a exemplo da localização de postos médicos e hospitais, pontos de táxi, terminais de ônibus, postos de juizados de menores, bancos, farmácias e também sobre a programação das atrações do Carnaval, os circuitos alternativos e outras opções de roteiros turísticos.

A numeração dos postes de rua pela Emtursa permitirá que os guias possam orientar os turistas sobre sua atual localização e a dos serviços existentes ao longo do circuito. Eles contarão com o apoio do Call Center, que terá um serviço de atendimento telefônico 0800, com 10 linhas, sendo duas exclusivas, para atendimento, sobretudo, dos turistas.

Os guias serão identificados pelo uso de uma camisa padrão (azul marinho ou preta) e um boné estampado com a marca Bahia. Receberão um kit contendo ainda sacola para guardar o material promocional, uma pochette, um cartão de identificação e um celular.

Cadastro e seleção

O cadastramento e seleção dos guias acontecerão no Simtur, que funciona na avenida 7 de Setembro, Edifício Brasilgás, em dois turnos, exceto no sábado à tarde e no domingo. Os candidatos realizarão provas de conhecimentos gerais e língua estrangeira (preferencialmente inglês). A última fase do processo seletivo será o treinamento, no período de 16 a 24 próximo, no Centro de Convenções da Bahia.

O curso terá duração de 12 horas por turma, desenvolvendo módulos que abordarão a competência interpessoal, qualidade do atendimento, informações básicas sobre segurança, combate à exploração sexual infantil e juvenil, programação dos circuitos do Carnaval, funcionamento do Call Center, localização e funcionamento das principais atrações da festa.

Os 50 coordenadores atuarão nos mesmos locais dos guias e terão como tarefa de acompanhar e avaliar o trabalho deles, observando a postura profissional, pontualidade, apresentação pessoal e habilidade no trato com o turista. Essa avaliação permitirá a formação de um banco de dados, possibilitando o seu aproveitamento em outros futuros eventos.