A Secretaria de Turismo e a Bahiatursa, em parceria com o Sebrae e o Senac lançaram, hoje (16), no Sol Barra Hotel, a Capacitação Empresarial e Profissional do Projeto Praia 24 horas, que compõe o Projeto Espicha Verão e visa promover entretenimento e lazer para turistas e baianos após o Carnaval.

A iniciativa é voltada basicamente para vendedores ambulantes da região da Barra e prevê a instalação de oficinas de qualificação profissional, beneficiando entre 120 a 150 pessoas. Realizadas no próprio hotel, as oficinas serão iniciadas nesta segunda-feira (21). O treinamento é gratuito.

Segundo o secretário Domingos Leonelli, a medida é uma forma de qualificar esses pequenos comerciantes para que possam prestar um melhor serviço aos baianos e turistas. O presidente do Sebrae/Ba, Edival Passos, elogiou a iniciativa. “Nossa praia é a capacitação das pessoas. Por isso, entramos nessa parceria”, disse.

O subsecretário de descentralização regional da prefeitura, Ailton Ferreira, destacou que a administração regional da Barra deverá intensificar as ações de iluminação e limpeza das praias e ruas do bairro.

Antonio Francisco Moreira Pena, o Buda, presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes do Porto e Farol da Barra (Ascofar), diz que a entidade reúne 64 ambulantes no Porto e 95 no Farol. “Com mais capacitação poderemos atender melhor o turista e também o morador de Salvador e com isso vamos ganhar mais dinheiro”, salientou Buda.