A exposição Diáspora Africana no Brasil, da artista plástica Goya Lopes, foi inaugurada nesta sexta-feira (25) na Glass Curtain Gallery do Columbia College Chicago, nos Estados Unidos. A exposição conta como apoio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, através da Coordenação de Turismo Étnico.

A mostra tem como principal objetivo permitir ao visitante compreender as particularidades brasileiras da questão racial e conhecer a riqueza cultural africana.

Para o secretário Domingos Leonelli, a arte de Goya Lopes expressa com vigor e modernidade a matriz cultural afrobaiana, que resulta em produtos semi-industriais de grande beleza.

“Os norte-americanos com interesse étnico cultural conhecerão melhor a Bahia através do trabalho dessa artista”, explica Domingos Leonelli.

Chicago é uma das maiores cidades dos Estados Unidos, tem grande relevância econômica e, principalmente, possui uma população de maioria negra. Tradicionalmente, recebe visitantes de vários pontos do país e a exposição deverá atrair a atenção desses visitantes, bem como dos moradores da cidade.

A mostra fica aberta ao público até 29 de fevereiro. Estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio terão acesso a atividades didáticas para celebrar o Black History Month (Mês da História Negra Norte-Americana).