Para subsidiar as políticas e diretrizes que envolvem capacitação para o funcionalismo público estadual, a Secretaria da Administração (Saeb) instalou nessa segunda-feira (18) o Comitê de Educação Corporativa (CEC), que contará com 30 representantes das secretarias de Estado e de escolas de governo, a exemplo do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

A instalação foi realizada pelo secretário da Administração, Manoel Vitório, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), que explicou que a operacionalização do comitê fomentará uma proposta de capacitação sistematizada e vinculada à tecnologia de gestão, ampliando e estruturando o sistema de desenvolvimento de pessoas, gerando resultados efetivos e mensuráveis. "A finalidade maior é a busca de excelência nos serviços prestados ao cidadão aliada à efetiva valorização do servidor público", assinalou o secretário.

Durante sua explanação, a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Saeb, Rita Couto, explicou que o CEC se reunirá quinzenalmente e abarcará as áreas de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com Rita, a partir da próxima reunião, prevista para o início de março, serão estabelecidos os grupos de trabalho que vão determinar a regulamentação da estrutura interna do comitê e definir as suas linhas de atuação.

Quem compartilhou da expectativa positiva em relação ao início das atividades do CEC foi o diretor do Instituto Anísio Teixeira, Penildon Silva Filho, para quem a ferramenta permitirá ordenar as ações de educação, que antes eram dispersas, o que reforça não somente a execução das mesmas, mas também otimiza a aplicação dos recursos disponíveis, enfatizando a questão da economicidade, diretriz importante da atual gestão. A coordenadora de Recursos Humanos da Fapesb, Celeste Martins, também aposta no sistema.