A duplicação de adutoras, a reestruturação de sistemas de bombeamento e a instalação de equipamentos para controle da vazão vão aumentar a oferta de água tratada para Salvador e região metropolitana e melhorar o equilíbrio na distribuição entre as zonas de abastecimento. Essas ações, informou a Embasa, estão sendo licitadas e as obras devem começar em junho.

A ampliação do sistema integrado de abastecimento é realizada pela empresa, dentro do programa Água para Todos, que investirá R$ 83 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo o seu presidente, Abelardo Oliveira.

Ele explicou que o aumento da produção de água tratada será possível graças à implantação de uma adutora de 5.885 metros para enviar água da Barragem Joanes II para a estação de tratamento principal, em Candeias.
Outra adutora de 4 mil metros, saindo da estação de tratamento principal até o trecho entre as derivações de alimentação do reservatório de Ilha Amarela, no subúrbio ferroviário, e as redes de distribuição do Calabetão e Mata Escura vão enviar mais água tratada para o sistema de abastecimento de Salvador.

Para equilibrar a distribuição de água entre as várias áreas da capital, Lauro de Freitas e Simões Filho, vão ser implantadas 14 estruturas hidráulicas de controle de vazão e de nível de água nas entradas dos reservatórios de distribuição e 17 estruturas hidráulicas de controle de vazão nas derivações de redes distribuidoras alimentadas diretamente pela adutora principal, que sai da estação de tratamento de Candeias.

Pedra do Cavalo

Em Pedra do Cavalo, um conjunto de motobombas com 5 mil cavalos vai servir de reserva para garantir o pleno funcionamento da captação de água da barragem, em caso de pane eletromecânica em uma das quatro bombas que enviam água bruta para a estação de tratamento principal.

Outra melhoria será a substituição de um trecho da adutora de água tratada que sai da Estação de Tratamento Vieira de Mello, na Bolandeira, para o reservatório da Caixa d’Água. O novo trecho, de 1.930 metros, vai ser implantado na Avenida Silveira Martins, no Cabula, e beneficiará o Comércio, Água de Meninos, Baixa de Quintas, Estrada da Rainha, Dois Leões, Sete Portas, Santo Agostinho, Baixa dos Sapateiros e Djalma Dutra.

Cidade Baixa e Jardim Piatã

Os moradores da Cidade Baixa serão beneficiados com a substituição de 9.540 metros de rede distribuidora. A maior parte dos trechos da atual rede de distribuição que abastece essa área de Salvador, por ser muito antiga, apresenta constantes vazamentos e isso vem causando, nos últimos anos, irregularidades no fornecimento de água, principalmente no verão, quando o consumo aumenta.

Em Jardim Piatã, a rede distribuidora local será ampliada e alguns trechos vão ser substituídos. Ao todo, serão 8.178 metros de rede com trechos implantados e outros substituídos. Essa intervenção, disse o presidente da Embasa, vai corrigir deficiências operacionais que dificultam a distribuição de água e melhorar o abastecimento no bairro.