Representantes da sociedade civil (Ongs, associações, comunidades tradicionais), usuários da água (para abastecimento humano, irrigação, energia elétrica, navegação, lazer e turismo e pesca) e poderes públicos (municípios e Estado) participaram nesta quinta-feira (14), no Auditório Paulo Jackson, da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), do Seminário de Integração dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O seminário reuniu as diretorias provisórias dos quatro novos comitês que estão em processo de formação na Bahia: O comitê das Bacias Hidrográficas do Rio das Contas, Rio Grande, Rio Corrente e do Entorno do Lago de Sobradinho.

São os representantes dos Comitês de Bacias que discutem a realidade hídrica da região, a situação dos mananciais e seus problemas ambientais, além de definirem a prioridade da aplicação dos recursos na bacia. No encontro de ontem, as diretorias provisórias dos novos comitês, aprovadas através de resolução do Conselho Estadual de Recurso Hídricos (Conerh) publicada no Diário Oficial, conheceram a metodologia de instalação dos Comitês. A SRH, que atua como secretaria-executiva dos comitês, orientando e dando apoio logístico e financeiro. Foi definido ontem o cronograma das atividades a serem desenvolvidas até a eleição dos seus membros.

Esse processo metodológico visa uniformizar procedimentos nos comitês e garantir a unidade, embora sejam respeitadas as características de cada bacia hidrográfica. A formação de novos Comitês de Bacias Hidrográficas nos demais rios baianos é uma resposta da sociedade à convocação do governo do Estado, que publicou edital neste sentido em meados de 2007.