Depois de serem coletadas amostras das águas dos principais rios da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte e Inhambupe, o Programa Monitora chega ao Extremo Sul do estado para a coleta da água de vários rios da região. A coleta está sendo feita por técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), responsável pela execução do Monitora, e por técnicos do Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro Mariani (SENAI/Cetind), responsável pelas análises, conforme convênio assinado com o governo do Estado.

As coletas começaram nesta terça-feira (12) pela manhã no Rio Mucuri, logo após o acesso à cidade de Mucuri. Depois, a equipe foi para Teixeira de Freitas, onde coletou amostra no Rio Peruípe. Ainda no período da manhã, coletas foram feitas no Rio Alcobaça, na BR-101, antes da cidade de Teixeira de Freitas. Outra coleta do Rio Alcobaça foi feita no perímetro urbano de Alcobaça.

Na tarde de hoje, as equipes deverão coletar amostras no Rio Jucuruçu, em Prado, e no mesmo rio, no bairro de Várgem Alegre, em Itamaraju. Em seguida, foram retiradas amostras do Rio Caraíva, na BR 101, perto do Povoado de Monte Pascoal, no município de Itabela. Para terminar o roteiro de hoje, os técnicos seguiram para Eunápolis. Foram feitas coletas em dois pontos diferentes do Rio Buranhém, um nas proximidades da ponte e outro na captação da Embasa.

Nesta quarta-feira (13), serão feitas coletas no Rio Santo Antônio, na Rodovia Santa Cruz de Cabrália a Belmonte e no Rio João de Tiba, em um ponto durante a travessia de Cabrália para Belmonte. No mesmo rio também será coletada amostra na altura da Ponte da BR-101, à jusante do povoado de Mundo Novo. Estão sendo utilizados equipamentos de leitura, uma sonda multi parâmetros e frascos para enviar as amostras para os laboratórios do Senai/Cetind, em Lauro de Freitas.

Lançado pelo Governador Jaques Wagner, o Programa Monitora está analisando de forma continuada a qualidade da água de mais de 75 rios e afluentes nas 17 bacias hidrográficas do estado, também chamadas de Região de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA’s). O objetivo do Monitora é fornecer informações da qualidade das águas do estado, que podem assegurar que os recursos hídricos sejam utilizados pelas atuais e futuras gerações de forma racional e com padrões satisfatórios de qualidade, de acordo com a Política Estadual de Recursos Hídricos, implementada pela Lei 10.432/06.

Serão investidos, até 2010, recursos do governo estadual, de aproximadamente R$ 6,6 milhões. O Programa Monitora irá gerar informações sobre a qualidade das águas dos rios baianos para fomentar um banco de dados sobre os recursos hídricos do estado, que servirá de base para a gestão dos recursos hídricos, como a emissão de outorga, enquadramento, planejamento de bacias, dentre outros.

Com a identificação das fontes de contaminação, os tipos de contaminantes e os locais mais comprometidos, essas informações irão subsidiar a tomada de decisões futuras quanto às medidas de recuperação.