Técnicos e presidentes de associações envolvidas no Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cotonicultura, na região do Vale do Iuiú, estão sendo capacitados no Encontro de Produtores de Algodão do Vale, que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado a Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza nesta quarta (26) e quinta-feira (27), no município de Guanambi. O evento conta com a parceria da Embrapa Algodão, Sebrae e Associação Bahiana de Produtores de Algodão (Abapa).

O diretor de Agricultura da EBDA, Hugo Pereira, explica que o encontro, previsto no Programa da Cotonicultura, vai beneficiar técnicos e cotonicultores nas diversas etapas de produção da cultura do algodão. A intenção é orientá-los sobre a organização da produção, beneficiamento e comercialização do produto, além de estimulá-los ao associativismo e cooperativismo, e na aplicação de tecnologias desenvolvidas para a sustentabilidade do agronegócio do algodão.

O programa, que envolve 700 agricultores familiares de oito municípios das regiões sudoeste e médio São Francisco do estado da Bahia (Iuiú, Malhada, Palmas de Monte Alto, Guanambí, Pindaí, Urandí, Brumado e Livramento de Nossa Senhora), teve início em 2007.

Depois de cumpridas as etapas de preparo do solo (subsolagem) e distribuição dos kits de produção, foram plantados 2,1 mil hectares de área, prevista na projeto. Atualmente, os técnicos da EBDA estão prestando assistência técnica aos produtores, com acompanhamento sistemático às áreas plantadas, além de treinamentos e cursos.

Para apoiar o programa, foram instaladas Unidades de Experimentação visando possibilitar aos agricultores as tecnologias preconizadas pela pesquisa. “Com as UED’s, eles vão ter acesso às inovações tecnológicas sobre a cultura, e discutirão propostas de aperfeiçoamento do processo produtivo, próprias para atender às suas necessidades”, enfatiza Pereira.

No evento estão sendo realizadas palestras abordando temas como a organização social dos agricultores familiares na cultura do algodão, associativismo e empreendedorismo para o mercado, aspectos econômicos da colheita, comercialização do algodão e utilização de miniaturas miniusinas de beneficiamento. Também haverá visita do grupo ao distrito de Ubiraçaba, município de Brumado, para conhecer uma unidade de beneficiamento (miniusina), com módulo de agricultura familiar.