A segunda edição da Campanha Carnaval sem Fome, com o slogan “Com Fome Não se Brinca”, uma iniciativa da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida – Comitê Salvador, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, alcançou seu objetivo no Carnaval de 2008 em Salvador. Foram arrecadadas 110 toneladas de alimentos não parecíveis, dobrando a quantidade obtida em 2007 – 53 toneladas.
Lançada em 15 de janeiro, com a presença do governador Jaques Wagner, secretários do Estado e do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, a campanha contou com o apoio e a solidariedade de artistas baianos, que tiveram papel relevante na divulgação, a exemplo de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Gerônimo, Mariene de Castro, Lazzo Matumbi, Luiz Caldas e integrantes do Negra Cor, Ilê Aiyê, Olodum, Timbalada, Harmonia do Samba, entre outros.
Mais uma vez, a participação do Governo foi fundamental para ultrapassar a meta de arrecadar mais de 100 toneladas de alimento. Ao lado das Voluntárias Sociais, a Fundação Luís Eduardo Magalhães trabalhou na mobilização de servidores do Estado. Além da participação direta de seus funcionários, conseguiram apoios de fornecedores e empresas que fizeram grandes doações.
Inspirada no Natal sem Fome, campanha idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, o “Carnaval sem Fome” busca incentivar o exercício da cidadania nos foliões por meio de doação de alimentos não perecíveis, durante o período pré-carnavalesco, em todos os grandes shows e ensaios, nos pontos de vendas de camarotes e de abadás dos blocos. E durante o Carnaval nos postos do circuito da folia.
Os alimentos arrecadados estão armazenados e organizados no galpão 10 da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba). Parte dos alimentos, cerca de 20 toneladas, serão distribuídos à famílias carentes de municípios onde foi decretada situação de emergência em decorrência da seca. O restante será encaminhado para associações e entidades beneficentes de Salvador, devidamente pesquisadas para verificação da idoneidade dos seus trabalhos.