A construção de uma agenda de prioridades para este ano é um dos objetivos do encontro de planejamento que o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia realiza até esta sexta-feira (15), em Salvador, reunindo 17 entidades da sociedade civil e representantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Promoção da Igualdade (Sepromi), Educação (SEC), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Casa Civil e Ufba. A reforma do regimento interno, criação de câmaras temáticas e comissões permanentes também estão na pauta de discussões.

Uma das principais ações do Consea, este ano, será a mobilização pela tramitação e aprovação da Lei Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. A lei prevê a implementação de um sistema estadual, por meio do qual serão executados programas e ações que visam a superação dos índices da fome e outras vulnerabilidades sociais.

Um plano estadual traçará as estratégias, metas, instrumentos de avaliação e monitoramento das políticas para o setor. Ainda de acordo com a proposta, serão realizadas conferências estadual, territoriais e municipais para discussão do assunto com esferas da sociedade civil.