Neste domingo (17), quem visitar a Feira Reviva Parque, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), no Parque Metropolitano de Pituaçu, das 9 às 17h, poderá trocar massagens terapêuticas, relaxantes e anti-estressantes por um quilo de alimento não-perecível. A iniciativa é da Associação de Profissionais de Massoterapia e Terapias Corporais da Bahia (APMT) e a arrecadação será doada ao Lar Maria Luísa, que abriga, no bairro de Roma, cerca de 60 idosos com alguma deficiência, abandonados pela família ou sem renda para sobreviver.

Quatro cadeiras e uma mesa de massagem serão disponibilizadas para servir ao público, que será atendido por meio de senha. A massoterapia terá duração de 15 minutos. Quem não levar alimento poderá pagar R$3,00 para ter direito ao benefício. A presidente da instituição beneficente, Irmã Cícera Soares Santos, está confiante na solidariedade dos baianos em levar, além de comida e melhoria na saúde, “a esperança aos que tanto necessitam”.

Segundo a coordenadora da APMT, Maria Augusta Gomes, as massagens serão feitas por quinze técnicos, que integram o terceiro grupo do curso de capacitação de profissionais, formados pela associação Essa será a última aula do curso, que tem duração de um ano. Após a conclusão, os técnicos estarão aptos a atuar em academia, clínicas de fisioterapia, ortopedia, estética, saúde integral e ginástica laboral. Os alunos serão supervisionados pelo educador físico e professor de massoterapia, César Gilaberto.

Reviva Parque

A feira terá 150 participantes expondo e comercializando artesanato feito a partir de material reciclado, produtos orgânicos, roupas e alimentos. Ela proporciona alternativa de renda para famílias carentes, inclusive do entorno do parque, com a comercialização de produtos caseiros. Oferece também lazer e recreação ao público de todas as idades, que pode aproveitar a visita ao parque para praticar exercício físico e apreciar cerca de 500 hectares de Mata Atlântica preservada.

Expõem e comercializam produtos, a Associação de Apicultura do Vale do Capão, Associação dos Produtores Orgânicos de Conceição do Jacuípe e do Sul da Bahia, além do Zoológico de Salvador e Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté. O evento ainda proporciona atividades lúdicas e culturais com o Teatro Lambe-Lambe, Companhia do Riso, Circo de papel, Varal Cultural e Solidário, Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), entre outras entidades.