Pouco antes das 9h o MSC Opera, um dos seis transatlânticos a atracar no Porto de Salvador nesta terça-feira (05) de Carnaval, apontou no mar, vindo da cidade de Santos, São Paulo, com 2.100 passageiros a bordo. Logo depois veio o navio universitário Explorer, procedente dos Estados Unidos, que trouxe cerca de 900 estudantes para permanecer na cidade por cinco dias. Cerca de 20 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, chegaram nos seis navios esperados nesta terça-feira.

A Secretaria de Turismo e a Bahiatursa prepararam um receptivo especial para a ocasião, que contou inclusive com o batuque da banda Ilê Aiyê, Ao som da percussão incomparável do grupo, os passageiros do Costa Mágica se divertiram e dançaram nas varandas de suas suítes, antes mesmo que colocassem os pés em terra firme.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, cumprimentaram os visitantes que desembarcavam dos navios, dando-lhes brindes e boas-vindas.

Para complementar o receptivo, 27 Guias do Carnaval e dos postos de informação estavam recebendo os visitantes, que ficaram encantados com o atendimento. “Maravilhoso esse trabalho”, comentou a paulista Milene Loureiro. “Já entramos na cidade no clima do Carnaval”, disse a turista, que veio no navio Costa Mágica pronta para curtir a festa, já que a bordo existe um ponto de vendas de abadás e camarotes para facilitar a vida dos passageiros.

A presidente da Bahiatursa, Emilia Silva, destacou que no período de outubro a abril deste ano houve um aumento de 46% no número de navios a atracar em Salvador em relação ao mesmo período do ano passado. “Nós queremos o embarque e desembarque de transatlânticos em Salvador, pois esse turista de transatlântico, apesar de ser essencial para nós, não gasta mais do que U$50 por dia em uma cidade, pois eles ficam em média dois dias no lugar”. Declarou a presidente.

Segundo Emília, o importante é que eles saiam satisfeitos com a receptividade do povo baiano. Dados da Unesco e da Organização Mundial do Turismo revelam que a propaganda boca-a-boca tem um potencial muito forte na escolha do destino, influenciando 70% do contingente de turistas no mundo.

A ação fez muito sucesso entre os turistas, que dançavam, tiravam fotos com os integrantes do Ilê, e recebiam brindes e informações dos guias e baianas no local. “O trabalho é maravilhoso, super importante para o turismo, é um diferencial no Carnaval e os turistas consideram o serviço essencial, pois muitos se sentem perdidos”, comentou um dos Guias do Carnaval, Lucas Rocha.

O último navio a aportar em Salvador nesta terça-feira foi o Grand Mistral, vindo do Rio de Janeiro, que chegou às 14h.