O Corpo de Bombeiros registrou desde o primeiro dia de festa 380 ocorrências nos circuitos do Carnaval. Nas últimas vinte e quatro horas foram prestados 89 atendimentos. Em relação ao ano de 2007 houve uma pequena diminuição do número de ocorrências verificadas na segunda-feira do Carnaval. No ano passado, foram verificadas 116 ocorrências para o mesmo período.
A redução é atribuída às campanhas de conscientização que são desenvolvidas pelos diversos órgãos que planejam e executam o Carnaval de Salvador e, dentre estes, o próprio Corpo de Bombeiros. Somente este ano, foram distribuídos cem mil folderes com dicas de prevenção e segurança para que os foliões tivessem uma diversão segura.
Para atingir os turistas, a cartilha foi impressa em versão bilíngüe (português/inglês) e distribuída ao longo dos circuitos, nos Postos de Bombeiros existentes, nos principais pontos de chegada de visitantes – como o aeroporto, a rodoviária e o terminal do porto de Salvador –, além dos locais de acesso por onde o folião baiano chega para brincar o carnaval, como o Elevador Lacerda.
A exemplo do verificado desde o início da festa, predominaram nos circuitos do Carnaval as ocorrências do tipo coma alcoólico, desmaio e mal-estar, provocados pela ingestão demasiada de bebidas alcoólicas e à excessiva exposição ao sol, principalmente para as pessoas que não se alimentam direito ou que o fazem de forma inadequada, consumindo alimentos muito pesados, gordurosos ou sem o devido cuidado com a higiene.
Também houve vítimas de quedas, cortes, atendimento a gestantes e até mesmo a intervenção para conter incêndios em barracas de ambulantes, provocados principalmente pela incorreta utilização de gás liquefeito de petróleo (GLP), muito comum neste período.