A Rua do Passo, onde estão a igreja do Santíssimo Sacramento e a famosa escadaria do Passo – cenário do filme Pagador de Promessas – no Centro Histórico de Salvador, integra pela primeira vez na história do Carnaval o circuito oficial da folia no Pelourinho. O Carnaval do Pelô é uma promoção da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) em parceria com a Petrobras, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). A inclusão da área aos festejos oficiais se deve a pedidos de grupos artístico-culturais da região.

Os moradores organizaram o que chamam de CarnaPasso com o circuito infantil O Pagador de Promessas, para crianças do bairro. A programação começou domingo (3) pela manhã com 10 oficinas de arte, culminando à tarde com desfile da Rua do Passo até o Largo de Santo Antonio. “Mobilizamos a comunidade para mostrar nossa proposta de utilização da Praça Jubiabá que está sendo reformada pelo Governo do Estado”, afirma Tiago Oliveira, da Cooperativa dos Artistas e Artesãos da Rua do Passo, 46.

Nesta segunda-feira (4), a programação continua com apresentação de oficinas pela manhã e gincana de reciclagem, concentração e ensaio geral à tarde. Às 16 horas, começa o desfile das crianças da Rua do Passo em direção ao Circuito Batatinha que vai da Praça Castro Alves até o Terreiro de Jesus.

O cortejo contará ainda com a Boiada Multicor. Às 20 horas, acontece o encerramento do CarnaPasso com a escolha da princesa e do príncipe na escadaria do Passo.

Local famoso

Originária do século XIX, a escadaria foi construída para abrir caminho entre a Ladeira do Carmo e a Rua do Passo, liberando a visão para a fachada da Igreja do Santíssimo Sacramento, cuja construção remonta ao século XVIII. A escadaria ficou mundialmente famosa quando serviu, na década de 1960, de cenário para o filme O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, baseado na obra literária homônima de Dias Gomes.