Cerca de 700 veículos já foram vistoriados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) em blitzen desde o início do Carnaval em Salvador. Os prepostos do Detran estão trabalhando em equipes espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Nas abordagens, feitas em parceria com a Polícia Militar, 131 veículos foram notificados por cometerem infrações relativas à habilitação do condutor e itens de segurança e documentação do veículo. Destes, 28 veículos não estavam registrados ou devidamente licenciados.

Dezesseis motoristas tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) apreendidas, todas estavam com o prazo de validade vencido há mais de 30 dias. Nestes casos, além de ser autuado, o veículo é retido e só é liberado mediante apresentação de motorista devidamente regularizado. Além de garantir maior segurança à população, as operações verificam as condições de circulação dos veículos na capital, bem como o comportamento dos motoristas, que nesta época, costumam exagerar no consumo de bebidas alcoólicas.

Se beber, não dirija!

Os condutores que forem abordados nas blitzen e apresentarem sinais de embriaguez, devem ser multados e terão o processo administrativo para suspensão do direito de dirigir aberto, de acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esta infração tem caráter gravíssimo e contabiliza sete pontos na carteira. Durante a festa de momo, ações educativas também acontecem nos principais circuitos com distribuição de dicas e mensagens aos foliões, além de brindes.