O Disque Turista Help Carnaval já atendeu 1.110 ligações nos primeiros dois dias de festa. O inovador serviço de atendimento ao turista – implantado pela Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa, por meio do número 0800-716622 – atendeu 400 solicitações, na quinta-feira (31), e mais 700, na sexta-feira. O serviço de Call Center 24 horas é composto por 20 Guias do Carnaval, que solucionam as dúvidas dos turistas nacionais e estrangeiros. Os guias bilíngües falam inglês, francês, alemão, espanhol e até japonês.

Segundo Celso Zallio Cotrim, responsável pela Superintendência de Serviços Turísticos da Setur e coordenador geral do projeto Guias do Carnaval, o número atende às expectativas iniciais. “Das 700 ligações recebidas, na sexta-feira, 100 foram de turistas estrangeiros. Os principais idiomas utilizados por esses turistas foram inglês, francês e alemão. Nossa expectativa é de que até o final do Carnaval ocorra um aumento diário de 20% a 30% nas ligações”, informa Cotrim.

A principal solicitação, segundo ele, é de informações sobre a programação do Carnaval, a exemplo do horário de saída e circuito do bloco no qual o turista vai brincar e a localização dos camarotes. Prevendo a demanda pelo serviço, o número de atendentes foi dobrado, passando de 10 para 20 guias.

O coordenador diz ainda que por ser um projeto piloto, sem referências anteriores, para atender à maior festa popular do mundo, a previsão era enfrentar dificuldades. “Elas existem, mas do ponto de vista logístico está tudo organizado e funcionando a contento. Agora, prevemos um aumento das ligações, porém estamos preparados para fornecer informações precisas aos turistas e também aos baianos”, salienta.