Os atendimentos de saúde prestados neste domingo (3), quarto dia de Carnaval, estão acontecendo em clima de normalidade nos hospitais e Unidades de Emergência da rede estadual, que estão com escalas completas e sem situações de superlotação que possam comprometer a qualidade da assistência. Parte deste quadro se deve à boa resolutividade dos postos da Secretaria Municipal de Salvador em atividade nos circuitos da festa, que contam com total apoio da Sesab – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

“Há um esforço, por parte de toda a Sesab, para assegurar leitos de retaguarda que permitam à Central Estadual de Regulação a pronta remoção de pacientes e a conseqüente abertura de vagas nas nossas unidades. A demanda é grande, mas temos conseguido muitas vagas em outros hospitais”, disse Leandro Dominguez Barretto, assessor da Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Rede Própria.

Para conseguir este objetivo, a Sesab está em constante articulação com hospitais como o Santo Antonio, Santa Izabel, Português, Espanhol, São Rafael e Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, o Hospital das Clínicas. Somente ontem (sábado, 2), foram encaminhados para outros hospitais 31 pacientes internados no Hospital Geral do Estado e 35 internados na emergência do Hospital Roberto Santos.

Movimentação no HGE

Os traumas decorrentes de agressões físicas voltaram a liderar os atendimentos médicos no Hospital Geral do Estado (HGE) hoje (3), quarto dia de Carnaval. Dos 34 atendimentos registrados na unidade até as 15 horas, 27 foram referentes à agressão física sem utilização de armas. Os demais casos foram resultantes de ferimentos por arma branca (3), queda (3) e complicações de doença pré-existente (1).

Desde o primeiro dia de Carnaval (quinta-feira) até a tarde de hoje (domingo), 79 pessoas deram entrada na emergência do HGE, unidade da rede estadual de saúde que concentra o maior número de atendimentos relacionados ao Carnaval. Segundo a diretora de Apoio Diagnóstico, Lorena Maria Bustani Carneiro, o movimento no HGE pode ser considerado normal para o período, sem registro de casos de maior gravidade.

Além do HGE, mais sete hospitais e unidades de emergência da Sesab receberam reforço de recursos humanos e material para garantir a assistência médica necessária aos foliões. No total, de quinta-feira até às 17 horas de hoje, foram realizados 180 atendimentos, distribuídos da seguinte forma: hospitais: HGE – 35, Roberto Santos – 7, Ernesto Simões Filho – 12, João Batista Caribé – 19, São Jorge – 4 e Eládio Lassere – 1 ; unidades de emergência: Pirajá – 18, Cajazeiras VIII – 13, Plataforma – 2 e Curuzu – 25.

O atendimento também está transcorrendo dentro do esperado no Centro de Informações Antiveneno (Ciave), que nas últimas 24 horas contabilizou apenas uma ocorrência relacionada ao Carnaval, que foi um caso de intoxicação por uso de drogas.

Suvisa

No Laboratório Central do Estado – Lacen, onde técnicos da Suvisa (Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde) estão atuando em regime de plantão durante todo o período de Carnaval, as ocorrências também estão dentro do esperado, mas as equipes continuam em estado de alerta para o acompanhamento de qualquer agravo notificado em Salvador e demais municípios do estado que requeiram a adoção imediata de medidas de controle.

O médico sanitarista Juarez Dias, da diretoria de Vigilância Epidemiológica, relata que nos quatro primeiros dias de Carnaval foram notificados um caso suspeito de malária, que já foi descartado; três casos de dengue, que estão sendo investigados; e um caso de meningite no município de Itajuípe, que também está sob investigação.

O Lacen está analisando amostras de alimentos coletados neste domingo, pela Vigilância Sanitária, num restaurante localizado no circuito da festa, após denúncia feita por turistas que tiveram diarréia após almoçarem no estabelecimento. De acordo com Juarez Dias, o trabalho está se desenvolvendo dentro da rotina. “Estamos acompanhando os casos de doenças já notificados e recebendo novas notificações, nada fora do controle”, disse o médico. Os técnicos continuam de plantão até a próxima terça-feira.