Um aumento de 1,350 milhão de foliões durante o pico do Carnaval em 2007 para 1,734 milhão este ano e uma redução diária em praticamente todos os números de ocorrências registradas pela Secretaria de Segurança Pública. Este é o panorama da folia em Salvador, conforme coletiva concedida hoje (5) pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Santana.

“Isso é uma prova de confiança da população nos trabalhos que estão sendo feitos pelas polícias Militar e Civil e pelos órgãos públicos que fazem este Carnaval”, avaliou Santana.

Segundo ele, o esquema preventivo está dando certo. “Os helicópteros e os motoplanadores munidos de câmeras, por exemplo, identificam os pontos críticos e as patrulhas estão sendo colocadas imediatamente nos locais onde há necessidade”, explicou.

O comandante apontou a orla e o centro, em especial a Piedade, como pontos onde a PM reforçou o patrulhamento. “A nossa meta é evitar que o problema ocorra, mas se acontecer, nós chegamos ao local rapidamente e resolvemos”, garantiu.
Santana disse que o balanço é absolutamente positivo e que o Carnaval está sendo considerado como uma festa de paz, tranqüilidade e harmonia por todas as instituições envolvidas na organização. “Eu acho que estamos em um clima que o nosso Senhor do Bonfim gostaria de ver para a Bahia toda”, concluiu.