O governador Jaques Wagner, acompanhado dos secretários de Turismo, Domingos Leonelli, e de Cultura, Márcio Meirelles, visitou no final da tarde desta sexta-feira (1º) o Carnaval do Pelourinho. Por cerca de duas horas ele percorreu as ruas do Pelô, descendo pela Gregório de Mattos e subindo pela Alfredo Brito, e em todo o percurso foi saudado pelo povo.

Em clima alegre e descontraído, Wagner, Leonelli e Meirelles pararam várias vezes ao longo do trajeto para cumprimentar as pessoas. A primeira parada foi para visitar a sede do Olodum. Em seguida, o governador tirou fotos com uma guia do Carnaval, Augusta Lopes do Rosário, que informou estar de plantão das 17 às 23h no Pelourinho.
Wagner perguntou a ela quem mais procurava por informações. “A maioria dos turistas que informei era de estrangeiros, mas tinha bastante brasileiro também”, afirmou a guia.

O governador visitou também a sede do 18º Batalhão da Polícia Militar, inspecionando a sala de controle, onde são registradas as imagens das câmeras espalhadas pelas ruas do Pelourinho. Ali, observou que as gravações permitem rever cenas que podem ser usadas como provas quando ocorrem incidentes e são base para a polícia acionar a viatura ou patrulha mais próxima, em caso de necessidade.

Ao final da visita, Wagner e os secretários visitaram a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) e as instalações do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que funciona no antigo prédio do Sebrae. Depois de constatar toda a alegria do Carnaval do Pelô, o governador saiu direto para participar do Carnaval do Circuito Barra/Ondina.