O grupo VivaVós, composto por 30 pessoas da terceira idade, animou a noite do Carnaval do Pelô de sexta (1), na Praça do Cruzeiro. O grupo se apresentou com um coral, dança de salão e teatro.

“Isso é a melhor coisa da vida. É a alegria do Carnaval que me dá uma vontade imensa de viver e brincar”, comemora Áurea Braga, 70 anos e uma das fundadoras do grupo. Junto com ela, vinte e oito homens e duas mulheres, entre 47 e 75 anos, realizaram, mais uma vez, o sonho de subir no palco. Com mais de cinco anos de criação, o Vivavós já apresentou dois espetáculos, em teatros de Salvador: “Rodovia do Samba” e “Nas ondas do Rádio”.

Hoje (2), outro grupo da terceira idade se apresenta no Pelô, na Praça do Cruzeiro: as Ganhadeiras do GCTI (Grupo Cultural da Terceira Idade). “Vamos levar para o Carnaval do Pelourinho uma expressão artística de uma grande feira itinerante para contar a história das ganhadeiras, mulheres negras idosas que, no século XIX, vendiam seus produtos de porta em porta”, informa a professora de dança e pesquisadora, Sílvia Rita de Cerqueira, que lidera o grupo há 10 anos.