O serviço de turismo receptivo, composto pelos Guias do Carnaval e o Call Center gratuito 0800-716622, atendeu a 64.125 pedidos de informações em todo o período de Carnaval. Implantado pioneiramente este ano pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa, o serviço Guias do Carnaval atendeu 57.996 pessoas nos 106 postos elevados da Polícia Militar instalados ao longo dos circuitos da folia. Já o Call Center atendeu 6.129 ligações, das quais 1.023 feitas por estrangeiros.

Os guias estiveram presentes também nos hotéis, aeroporto, rodoviária, porto, terminal náutico e ferry-boat. Dos quase 58 mil atendimentos prestados, 2.054 foram a turistas estrangeiros, principalmente nos idiomas inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

O secretário Domingos Leonelli considerou bom o número de atendimentos. “Esse serviço proporcionou um atendimento de qualidade aos turistas, visitantes e também aos moradores de Salvador, que puderam ter informações precisas sobre a programação do Carnaval, saída dos blocos, localização dos camarotes e todos os demais serviços, a exemplo da farmácia mais próxima, pontos de táxi e ônibus”, analisou Leonelli. Ele diz que o Call Center tinha capacidade para atender 10 mil ligações, mas que essa meta não foi atingida devido ao pouco tempo de divulgação do número 0800-716622.

Já o coordenador geral do serviço Guias do Carnaval, Celso Zallio Cotrim, acentua que o atendimento prestado aos turistas foi um diferencial neste Carnaval. “Os turistas receberam as informações que precisavam e ficaram satisfeitos com a precisão. O trabalho dos guias também liberou os PMs dessa função que prestavam em outros carnavais”, diz Cotrim.

Segundo o secretário Leonelli, o sucesso da empreitada fez com que a Setur e Bahiatursa decidissem que em 2009 os Guias do Carnaval estarão novamente nas ruas durante o Carnaval. “Teremos mais tempo para dar um treinamento mais eficaz a eles, bem como também divulgaremos o número do Call Center Disque Turista Help Carnaval – que permanecerá o mesmo deste ano – com mais antecedência e maior intensidade”, adiantou.