O turismo receptivo, implantado pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa, cuja marca mais visível é a atuação dos Guias do Carnaval, continua sua trajetória de sucesso. Até a manhã desta terça-feira de Carnaval foram registrados 45.354 atendimentos, sendo 40.664 prestados pelos guias nos 106 postos elevados da PM nos circuitos da folia, em hotéis, no aeroporto, rodoviária, porto, ferry-boat e terminal náutico, e 4.690 atendimentos pelo Call Center da Bahiatursa.

Os Guias do Carnaval atendem os turistas, através do Call Center, pelo fone gratuito 0800-716622, em português, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, japonês e até em guarani. Dos 4.690 atendimentos, 581 foram prestados a turistas estrangeiros.

O número de atendimentos vem subindo a cada dia. Em 31 de janeiro foram 328 ligações, que subiram para 638 no dia seguinte e para 1.053 no dia 2 de fevereiro. No dia 3 foram 1.287 ligações e ontem (dia 4) 1.384 pedidos de informações sobre a programação do Carnaval e os serviços existentes na cidade.

O coordenador geral do serviço Guias do Carnaval, Celso Zallio Cotrim, informa que está havendo um incremento crescente, a cada dia, na solicitação de informações por turistas e baianos. “Até o momento, o serviço Guias do Carnaval está correspondendo às nossas expectativas. Prevemos que neste último dia de folia ocorra um aumento enorme na procura de informações”, diz Cotrim.

Segundo ele, tanto os guias nas ruas como os do Call Center foram treinados para dar informações precisas e orientar com clareza os foliões. São 450 guias no circuito e mais 76 no atendimento 0800-716622. O coordenador lembra que a informação mais pedida é sobre a programação do Carnaval, seguida pela pergunta “Onde está meu bloco?”