Os moradores da Rua do Passo organizaram o CarnaPasso, com apresentações e um bloco que desfilou do Passo até o Largo de Santo Antonio. A programação começou na manhã deste domingo (3) com dez oficinas de arte, onde foram confeccionadas as fantasias e adereços para a folia.

A moradora Jocélia Fonseca explicou que o CarnaPasso é uma conquista para a comunidade. “Acho importante a organização do Carnaval prestar atenção nas outras áreas do Pelourinho. Nós precisamos valorizar os moradores daqui, que recebem os turistas e mantêm o bairro vivo”, comentou Jocélia, que segurava o estandarte do bloco CarnaPasso.

Essa é a primeira vez que a Rua do Passo entra na programação do Carnaval. A rua é famosa por abrigar a Igreja do Santíssimo Sacramento e a famosa escadaria do Passo – cenário do filme O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte.
Tiago Oliveira, membro da Cooperativa dos Artistas e Artesãos da Rua do Passo, explicou que foi feito todo um trabalho de mobilização da comunidade para a organização da festa. “Queremos também mostrar a nossa proposta de utilização da Praça Jubiabá, que está sendo reformada pelo Governo do Estado”, afirma Oliveira.

A festa continua no Passo nesta segunda-feira (4). Pela manhã haverá apresentação de oficinas e pela tarde uma gincana de reciclagem, concentração do bloco e ensaio geral. Às 16 horas o desfile das crianças sai da Rua do Passo e percorre todo o Circuito Batatinha.

O cortejo contará ainda com a Boiada Multicor. Logo em seguida, às 20 horas, o encerramento do CarnaPasso escolhe a princesa e o príncipe da rua na escadaria do Passo.