A redução de 12% no número de atendimentos médicos realizados entre as 7h de quinta-feira (31) até às 5h desta segunda-feira (4), nos 12 postos instalados nos três circuitos do carnaval 2008, em relação ao acumulado deste mesmo período do carnaval 2007, confirma a redução da violência da festa de momo de Salvador.

Até às cinco da manhã desta segunda-feira (4) foram 4.454 atendimentos, contra 5.064 ocorridos no ano passado. “Constatamos que 70% dos atendimentos, na maior parte dos postos de saúde do circuito Dodô ( Barra-Ondina), se concentram entre às 2h e 4h da madrugada e são, principalmente, realizados em pessoas envolvidas em episódios de agressões físicas”, revela o secretário municipal de saúde, Carlos Trindade.

Em relação aos índices de ocorrências policiais registradas de quinta-feira até a última hora do domingo do carnaval 2008, a redução foi de 24,2%. Houve, este ano, 957 registros, 305 menos que no carnaval de 2007.

Segundo o secretário Paulo Bezerra, deve-se isso a um conjunto de fatores, tais como o trabalho preventivo das polícias, que entre outras coisas, vem resultando na prisão de um grande número de traficantes de drogas. “E sabemos que, se o traficante não repassa a droga, inibe outros delitos como agressão física e furtos”, afirmou.

O uso estratégico das 110 câmeras fixas e móveis, pela SSP, já permitiu a identificação das gangues de rua, responsáveis por provocar brigas e tumultos no circuito Dodô. “Vamos iniciar um trabalho de prevenção e orientação junto às academias de ginástica, pedindo inclusive a fiscalização por parte do Conselho Regional de Educação Física (Crefi), no sentido de educar os praticantes de fisiculturismo”, explica Bezerra.