Grupos de dança e bandas de fanfarra relembram os antigos carnavais e fazem a diversão nas ruas do Pelourinho. Neste sábado (2), mais de dez grupos, entre eles a Boiada Multicor, os Meninos do Pelô, Bahia em Cena, Bonecões, Paio de Rua, Grupo Filó e Cirandarte, vão animar os foliões até a meia noite, nas ruas do centro antigo.

No primeiro dia de festa, desfilaram os blocos do Chico, do Grimaldo, o Vamos Nessa e o do Gregório, este último uniu o grupo Cirandarte e os Bonecos de Mamulengos criados por Elias Bonfim. Os bonecos gigantes representavam figuras de artistas famosos e personagens folclóricos, como o Saci Pererê, Bel Marques, o Diabo e Gal Costa.

Osvaldice Conceição é produtora do grupo de teatro e dança Cirandarte, que desfila há oito anos no carnaval do Centro Histórico. “O grupo foi montado no Pelourinho, mas hoje contamos com pessoas de outros bairros. Este ano, montamos um figurino com retalhos em homenagem ao Samba de Roda e a Capoeira”, explicou.

Outro grupo seguido por muitos foliões foi o Arte Bahia, fundado em 1996, no Pelourinho. Um dos organizadores, Jean Oliveira, explica que os integrantes são moradores de comunidades carentes de Salvador. “Este ano estamos fazendo uma homenagem ao índio. Os dançarinos que desfilam no carnaval fazem parte da nossa turma de alunos”, comentou.