Está tranqüilo, nesta sexta-feira de Carnaval, o atendimento nos hospitais e unidades de emergência da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Entre ontem (31) e hoje, até as 17h, foram registradas 20 ocorrências (11 no Hospital Geral do Estado, três no Hospital Ernesto Simões Filho, uma no Hospital João Batista Caribé, no subúrbio ferroviário, uma no Hospital Roberto Santos, três na Unidade de Emergência de Pirajá e uma na Unidade de Emergência de Cajazeira VIII).

A Sesab montou uma estratégia com 606 plantões extras para os cinco dias da folia, ampliando o número de plantões já existentes nas unidades (hospitais e administração central).

O reforço está distribuído da seguinte forma: Hospital Geral do Estado (101), Hospital Roberto Santos (86), Hospital Ernesto Simões Filho (41), Hospital Menandro de Faria (57), Hospital João Batista Caribé (21), Hospital São Jorge (32), Emergência Curuzu (10), Emergência Plataforma (35), Emergência Pirajá (35), Emergência Cajazeiras (35), Hemoba (21), Ciave (43), Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Rede Própria (62), Assistência Farmacêutica (5) e Imprensa (22).

Campanhas

Por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids, a Sesab também vem realizando um trabalho educativo nos postos montados para a divulgação do uso da camisinha. São três módulos (Campo Grande, Barra e Terreiro de Jesus).

Além das ações de prevenção das DST/Aids, a secretaria está nas ruas com campanhas de redução de danos, como a Fique Legal na Festa, chamando a atenção do folião para os riscos do consumo de álcool e drogas. Hoje, a equipe está no Circuito Barra/Ondina.

O Sistema Estadual de Transplantes está levando às ruas a mensagem da doação de órgãos, através de parceria com a Emtursa, Central do Carnaval e Associação dos Blocos de Trios. Cerca de 100 mil folhetos serão distribuídos, buscando sensibilizar sobre a importância de ser doador. O slogan da campanha é Doe Sangue, Doe Vida.

Pela primeira vez, a Hemoba funciona no Carnaval, e amanhã (2) a coleta de sangue será das 7h30 às 12h30 (a fundação fecha no domingo). Segunda e terça-feira, a doação acontece das 7h30 às 18h30, e na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 13h. A expectativa da Hemoba é conseguir coletar diariamente 250 bolsas.