"O segundo dia de festa é sempre mais tranqüilo". Assim, avalia o sábado de Carnaval, no Pelourinho, o delegado plantonista da Delegacia de Proteção ao Turista, José Deijaci. A expectativa do sistema de segurança na área, integrado por equipes da Polícia Militar do Estado (PM-Ba) e da Secretaria da Segurança Pública, é que a festa aconteça em clima de tranqüilidade, ainda maior, no Centro Histórico.

"O primeiro dia sempre provoca uma excitação típica que, eventualmente, pode alterar os ânimos dos freqüentadores", explica o delegado. Especializada no atendimento ao turista, a Deltur atende também outras ocorrências para facilitar o trabalho da delegacia da região, que fica no bairro dos Barris, longe do Pelourinho.

Localizada no imóvel de esquina da Rua Gregório de Mattos com a Praça Cruzeiro de São Francisco, próximo à igreja de mesmo nome, no Terreiro de Jesus, a Deltur funciona durante 24 horas ininterruptas, com cerca de 30 pessoas, entre agentes policiais, delegados, escrivões, agentes do reforço de serviço investigativo e agentes extras.

Além disso, o circuito Batatinha mantém dois postos avançados da PM. Um, na Casa do Benin, ao final da Ladeira do Pelourinho, e outro, na Rua Chile. Especialmente na área do Pelourinho está instalado um sistema de TV 24 horas, com 14 câmaras que monitoram as ruas, além de polícias montada e motorizada, com seis viaturas para o entorno do Pelourinho. Complementam as equipes, o Esquadrão Águia, com motociclistas, a Rondesp, com rondas especiais, e o Corpo de Bombeiros, auxiliando no transporte e atendimento a acidentados.

O atendimento na Deltur acontece no local ou pelo telefone 3116-6817 e 3116-6512. A central da Secretaria de Segurança Pública atende pelo número 190, e o serviço disque-denúncias, por meio do telefone 3235-0000. Mais informações sobre o Carnaval do Pelourinho, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia e Petrobrás, com apoio da Prefeitura Municipal do Salvador, no site www.carnaval.ba.gov.br