O sistema ferry-boat transportou mais de 300 mil passageiros, 27.638 mil veículos e 4.293 motos durante o Carnaval, superando as previsões iniciais feitas pela concessionária TWB. Sem computar ainda os dados do movimento desta quinta-feira (7), último dia da operação, o número de passageiros cresceu 31,26 e o de veículos 16,08% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a Estação Rodoviária de Salvador teve um fluxo menor do que o esperado, movimentando 119 mil passageiros, dos 150 mil previstos.

Durante toda a Operação Carnaval, o ferry-boat operou com sua frota completa – seis ferries e dois catamarãs. Por determinação da Agerba, as embarcações saíram dos terminais de São Joaquim e Bom Despacho de 30 em 30 minutos, o que contribuiu para agilizar as operações e aumentar a oferta de transporte para os usuários.

Os ferries fizeram um total de 692 horários, sendo 352 extras e funcionaram em regime de 24 horas. A Agerba manteve nos terminais do sistema ferry-boat equipes de fiscalização, o mesmo acontecendo na Rodoviária de Salvador, de onde saíram para cidades do interior 480 horários extras. Na Rodoviária, a Agerba fez 17 autuações contra oito empresas de ônibus, por atraso, falta de certificado de vistoria e transporte de passageiros em pé.

A abertura de horários extras e o funcionamento das embarcações do ferry-boat, em regime de 24 horas foram fundamentais para o atendimento da demanda, segundo avaliou o diretor-executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto.

“O importante é que as embarcações funcionaram normalmente, sem a ocorrência de defeitos, que são naturais devido às condições gerais da frota, composta por ferries construídos nos anos 70. Como agência reguladora e fiscalizadora do sistema, a Agerba tem feito uma série de exigências à TWB visando garantir aos usuários a melhor qualidade de serviço possível, dentro das condições atuais”, disse.

Para Lomanto Netto, a melhoria definitiva das operações do ferry-boat virá com a incorporação dos dois novos ferries que estão sendo construídos pela TWB. O primeiro tem chegada prevista em Salvador para maio deste ano e o segundo em janeiro de 2009. “Portanto, no próximo verão o sistema estará atendendo muito bem aos baianos e turistas, com duas embarcações modernas, de capacidade maior (84 veículos) e fazendo a travessia em menos de meia hora, contra uma média de 55 minutos dos ferries atuais”.