“Como a seleção natural atuou na evolução humana” é o tema da palestra do professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Diogo Meyer, hoje (29), a partir de 18h, no Café Científico Salvador. O tema faz parte de uma série de eventos comemorativos dos 150 anos da primeira divulgação da teoria da seleção natural, de Charles Darwin e Alfred Wallace.
Este e outros cafés especiais, que acontecerão ainda este ano e em 2009, homenageiam os “Anos Darwin” e estão sendo promovidos com o apoio do Programa de Popularização da Ciência da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Universidade Federal da Bahia. A programação festeja os 200 anos do nascimento do cientista que marcou a história da ciência moderna e os rumos da ciência contemporânea e os 150 anos da publicação do trabalho mais célebre dele, “A Origem das Espécies”.
Em todas as atividades, a passagem de Charles Darwin no Brasil, e especialmente em Salvador (1832), será lembrada e discutida. Segundo o professor do Instituto de Biologia da Ufba, Charbel El-Hani, coordenador do Café Científico e organizador dos “Anos Darwin” no estado, o Brasil teve um papel importante na vida do naturalista e para o chamado processo de "conversão" para o evolucionismo.
Fazendo dos anos de 2008 e 2009 uma oportunidade de realizar atividades de popularização e difusão da ciência que estejam voltados para estes episódios históricos, é que a Fapesb, a Secti e o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Ufba/Uefs) se uniram para promover uma série de conferências, encontros, simpósios e atividades no contexto da educação básica. A ação é, ainda, vinculada ao turismo na Bahia para celebrar os anos Darwin.
O Café Científico Salvador funciona na Livraria Multicampi LDM, na Piedade. A participação no Café é gratuita. Para maiores informações os interessados podem ligar para (71) 2101-8000 (LDM) ou (71) 3283-6568 (Ufba) ou acessar http://cafecientificossa.blogspot.com e http://www.cafescientifique.org.