O Museu Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguassu, município baiano localizado a 160 km da cidade do Salvador, está passando por reformas para estar pronto durante o período de comemorações do aniversário do poeta baiano Antônio de Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847.

O parque é um dos 13 museus estaduais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que administra ainda o Museu de Arte Moderna, Palácio da Aclamação, Palacete das Artes – Rodin Bahia, Museu de Arte da Bahia, Solar Ferrão, museus Abelardo Rodrigues e Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, entre outros. De acordo com o diretor geral do IPAC, arquiteto Frederico Mendonça, as obras iniciadas em outubro do ano passado foram planejadas em quatro etapas nos cinco anexos existentes no parque histórico.

“O museu foi construído na fazenda da família de Castro Alves, como uma réplica da casa onde ele nasceu, baseado em fotos antigas”, explica Mendonça. Além do aniversário de nascimento do poeta, o diretor do IPAC informa que as obras estarão comemorando também a fundação do museu, inaugurado em 8 de março de 1971. Instalado em uma área de 52 mil metros quadrados, o Parque Histórico Castro Alves é composto por um casarão, onde funciona o museu como réplica da casa da família, e mais quatro anexos.

Os anexos abrigam o auditório Pedro Calmon com capacidade para 100 pessoas, a casa da administração e a biblioteca, que hoje serve à toda cidade já que a biblioteca municipal está fechada. O último anexo é o prédio da Escola Edivaldo Boaventura de ensino fundamental administrada pela secretaria de Educação do Estado.

Já foram feitos serviços de recalque, troca, imunização e impermeabilização dos pilares de madeira, reforço das fundações e trocas dos pisos quebrados, além da pintura da casa onde funciona o museu. O Auditório Pedro Calmon, que corresponde à segunda etapa, recebeu imunização contra cupins e terá retelhamento até o final de fevereiro. O piso também está sendo trocado e, depois, o auditório receberá pintura completa.

A terceira etapa, contempla a reforma do carramachão ‘Pouso Adelaide’ – assim nomeado para homenagear a irmã do poeta, onde estão sendo reparadas as fundações e cobertura. A quarta e última etapa será composta pela recuperação do portão principal, complementação da caixa dáqua e revisão das instalações elétricas. Segundo o diretor do IPAC, até o final da obra serão investidos cerca de R$ 10 mil.

O Museu Parque Histórico Castro Alves do IPAC dispõe de uma equipe com 21 pessoas, incluindo funcionários, segurança e apoio administrativo-operacional. Na casa, os visitantes encontram 380 objetos que pertenceram ao poeta e familiares, como fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros, indumentárias, adornos, utensílios domésticos e peças de arte. As visitas acontecem de terça a domingo, das 9 as 12h e das 14 as 17h.