Documentário que retrata os problemas do Brasil e de Cuba, o filme Brascuba, realizado por Orlando Senna, em parceria com o documentarista cubano Santiago Alvarez, é a principal atração da próxima edição do projeto ‘Quartas Baianas’, amanhã (20), às 20h, na Sala Walter da Silveira. Acompanha a exibição do longa cubano-brasileiro, o curta-metragem Paraíba da Viola, O Repente Que Nasce de repente, de Dayane Pereira e Francilene Martins.

Primeira co-produção entre o Brasil e Cuba, Brascuba concretizou a experiência do cubano Alvarez filmar no Brasil e do brasileiro Senna rodar na ilha do Caribe. Cada um procurou mostrar as ligações culturais entre os dois povos.

O legendário documentário, rodado durante o Carnaval de 1986, visou destacar, na simplicidade de suas imagens, as aproximações da herança africana comum aos dois países, e também por em relevo as razões que podem aproximar os povos, evidenciando os pontos confluentes de suas identidades antropológica, cultural e sociológica. O filme traz entrevistas curtas, aspectos da música e folclore dos dois países.

O projeto ‘Quartas Baianas’ é uma iniciativa já bem-consolidada da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), para a exibição de filmes ou vídeos, toda quarta-feira, às 20h, na Sala Walter da Silveira, com entrada franqueada ao público.

Paraíba da Viola, O Repente Que Nasce de repente, de Dayane Pereira e Francilene Martins é um documentário de cinco minutos, produzido em 2007, que retrata a vida do poeta Antonio Tenório Cassiano ou Paraíba da Viola, nascido em 1942, no Sítio Bom Conselho, em Teixeira (PB). Filho de poeta e embolador de côco, trouxe o mesmo dom do pai. Logo cedo descobriu a sua paixão pela poesia, ouvindo além do pai outros grandes poetas do seu Estado.

ASCOM – FUNCEB
DIMAS:
Tel.: 3116-8132 / 8111 / 8123
Email: dimas.jornalista@funceb.ba.gov.br
www.dimas.ba.gov.br