Os grupos Quinteto de Metais e Opus Lúmen, se apresentam nesta quinta-feira (21), às 15h30, no Lar Franciscano, na Saúde. Nesta sexta-feira (22), o Opus Lúmen volta a se apresentar, com a companhia da Camerata Quadro Solar, às 15h, no espaço Mais Social, no Parque da Cidade, e às 17h30, os grupos Quadro Solar e Bahia Cordas mostram seu trabalho no Palacete das Artes, na Graça.

Formadas por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia, as Cameratas têm como proposta divulgar a música erudita no estado, levando-a a públicos diversos e carentes deste tipo de música, em locais onde seria difícil a presença da Osba. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Cultural e do Teatro Castro Alves.
O Opus Lúmen é um trio composto por três instrumentos de sopro que executa peças eruditas. É formado pelos músicos Gustavo Seal (oboé), Solamy Oliveira (clarineta) e Cláudia Sales (fagote).

O Quinteto de Metais da Bahia tem desenvolvido uma pesquisa de repertório que resultou num trabalho abrangendo uma extensão ampla em termos de gêneros e estilos musicais. É integrado pelos músicos da Osba, Joatan Nascimento e Emerson Araújo (trompete), Jorge Dias (trombone), Davi Brito (trompa) e Renato Pinto (tuba).

Tocar os Quartetos para flauta e cordas de Mozart foi o que motivou a formação do Quadro Solar. Compõem o grupo, Andréa Bandeira (flauta), Mário Gonçalves (violino), Alexander Cichilov (viola) e Cândida Lobão (violoncelo).

Formada por quatro violinos, uma viola, um violoncelo e um contrabaixo, a camerata Bahia Cordas conta com a participação de músicos integrantes da Osba e apresenta repertório variado – músicas barroca, sacra e popular e composições dos próprios integrantes. É formada por Rogério Fernandes, Raul Bermudez, Uibitu Smetak, Antônio Amorim (violinos), Marcos Antonio Maciel (viola), Maurício Kowalki (violoncelo) e Orley Francisco de Souza (contrabaixo).