Salvador recebe na próxima quarta-feira (20), a partir das 18h, na Galeria Solar Ferrão (sede do Ipac, no Pelourinho), a exposição do Programa Monumenta. A exposição será aberta ao público de 21 a 30 de março, das 10h às 18h, de terça a sexta-feira e aos sábados e domingo, das 13h às 17h. Em 48 painéis, a mostra revela os resultados do programa do Ministério da Cultura/Iphan, desenvolvido com financiamento do BID e em parceria com a Unesco.

Também, na abertura da exposição, será lançado o livro o Conjunto do Carmo de Cachoeira escrito por Maria Helena Flexor, doutora em História Social; Ana Maria Lacerda, mestre em Restauro; Maria Conceição da Costa e Silva, doutora em Educação; e Maria Vidal de Negreiros Camargo, mestre em Ciências Sociais.

O livro registra o processo de intervenção na obra de recuperação da Ordem Terceira do Carmo na cidade de Cachoeira, uma das mais emblemáticas promovidas pelo Monumenta/Iphan em seus dez anos de atuação.

A exposição destaca a lista das prioridades de intervenção para a conservação de sítios e conjuntos históricos urbanos. Ao todo, são 26 cidades beneficiadas com 168 obras em monumentos em 150 espaços públicos – 15 municípios apoiados na elaboração de seus planos Diretores e de Conservação em parceira com os ministérios das Cidades e do Turismo e 929 imóveis privados selecionados para o financiamento de sua restauração.

Na Bahia a ação do Monumenta na recuperação do patrimônio histórico está presente nas cidades de Cachoeira, Lençóis e Salvador. Com recursos do Programa já foi possível recuperar monumentos de significativo valor histórico, como o Conjunto da Ordem Terceira do Carmo e a Igreja Matriz (Cachoeira), o Mercado Municipal e o prédio da prefeitura (Lençóis) e dois casarões na 7ª etapa do Pelourinho que abriga hoje 11 famílias, além da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, Casa dos Santos da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o antigo Seminário São Damaso (Salvador).

A exposição do Monumenta já passou por várias cidades como São Francisco do Sul (SC), Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), Diamantina (MG), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS), Rio de Janeiro (RJ) e participou da 7ª Bienal de arquitetura de São Paulo.