Neste momento, num sobrevôo pela cidade, estão sendo identificados os pontos mais atingidos pela chuva que castigou Salvador na noite de ontem (28), deixando 400 desabrigados em Paripe, no subúrbio ferroviário. Estado e Município formaram uma equipe conjunta para atuar nas situações de urgência. Houve deslizamentos de terra e alagamento de canais em vários locais, mas felizmente não tiveram vítimas. Choveu ontem, em apenas quatro horas, 134 milímetros, o previsto para todo o mês de fevereiro.

Numa reunião que antecedeu o sobrevôo, o prefeito João Henrique e sua equipe tiveram um encontro, na governadoria, com o vice-governador Edmundo Pereira, onde ficou acertado o apoio do Estado. “Além da aeronave do governo, vamos oferecer 400 metros de lona preta, 300 cestas básicas, colchonetes e máquinas da Conder para fazer a limpeza de canais e bueiros”, explicou Edmundo Pereira, que também já contatou a Secretaria Nacional de Defesa Civil para a doação de medicamentos e mais cestas básicas.

Segundo o prefeito, o apoio do Estado nas questões sociais e de infra-estrutura é fundamental para minimizar as consequências do temporal. “Vamos montar uma base operacional para facilitar o trabalho das equipes e ainda hoje devo assinar o decreto da Operação Chuva, instituindo gratificação especial para quem nela trabalhar”, afirmou.

Vão trabalhar em conjunto as secretarias municipal e Estadual de Ação Social, a Conder, Defesa Civil do Estado e do Município. Estão no sobrevôo o prefeito João Henrique, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, a presidente da Conder, Maria Del Carmen e Maria Oneilda Lobo da Defesa Civil de Salvador.