Os alunos que querem estudar em alguma das 1.753 escolas da rede estadual, mas perderam o prazo da matrícula ainda terão chance de fazê-la nos postos informatizados. De hoje (25) a sexta-feira (29), quando os postos estarão realizando as inscrições para o programa Universidade para Todos, também serão atendidos os estudantes que perderam o prazo do calendário oficial. Desde o dia 12 de fevereiro, quando foram abertas as matrículas para alunos novos, a rede estadual da educação realizou 348 mil matrículas, entre alunos novos e transferências.

Em comparação com 2007, não houve decréscimo no número de matrícula, e a SEC também ressalta a melhora qualitativa do atendimento, cuja eficiência não permitiu confusão e atrasos. Visando o bem estar de pais e a alunos, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) montou uma estrutura com quase 7 mil funcionários, que deu todo o suporte para que o processo transcorresse tranquilamente.

As escolas foram orientadas a disponibilizarem cadeiras para que a espera fosse mais confortável, a fornecerem água e café e, nas situações onde as demandas foram maiores, foram disponibilizados ônibus para deslocarem os pais aos postos mais vazios. Durante estes dias, a SEC colocou à disposição da coordenação de matrícula, dois ônibus e um micro-ônibus. A frota foi usada dez vezes, sendo que, sete delas, apenas no primeiro dia de matrícula de alunos novos.

Além do pessoal de apoio e técnicos distribuídos nos 608 postos informatizados, nos bastidores da secretaria, uma grande equipe da Coordenação de Modernização (CMO) monitorava a rede para não haver falhas. Só no setor do Help-Desk, 15 pessoas por turno atendiam às dúvidas dos postos. Além disso, era feito também o monitoramento do circuito de dados, no intuito de verificar qualquer falha de comunicação entre os postos e a SEC. Neste período, o sistema Somar realizou 382.399 atendimentos nos 608 postos.

“Foi um trabalho de equipe. Formamos uma rede junto com as escolas, atendentes, coordenadores de área. Sem essa rede grande se formou a matrícula não ocorreria com a tranqüilidade que vimos. Pela forma tranqüila como tudo foi conduzido, essa foi uma matrícula onde os dias passavam bem rápido”, comentou a diretora Eliana Carvalho.