Postos informatizados tranqüilos, poucas filas e atendimento ágil marcaram o primeiro dia de matrícula dos alunos novos do ensino fundamental na rede estadual. Assim que chegaram aos postos, os pais receberam senhas e passaram por um setor de triagem para verificar se portavam a documentação correta, impedindo assim que aguardassem em vão.

Para tornar o atendimento mais confortável, todos os postos disponibilizaram cadeiras no pátio e, em alguns, ainda foram colocados televisores e servido suco, cafezinho e biscoito. O tempo médio de atendimento foi de 5 minutos.

Nos postos onde houve maior demanda, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) tomou as devidas providências para sanar o problema. No Colégio Estadual Aliomar Baleeiro, por exemplo, assim que a coordenação da matrícula constatou o aumento do público, além de enviar mais um técnico, disponibilizou um ônibus para transportar os pais para unidades mais vazias.

A matrícula para alunos novos do ensino fundamental prossegue até esta terça-feira (19), abrindo em seguida o período dedicado aos alunos do ensino médio, que vai até sexta-feira (22). Ao todo são 608 postos em todo Estado, sendo que 212 estão em Salvador e Região Metropolitana. Os postos informatizados funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

No posto instalado no Colégio Assis Chateaubriand, em São Caetano, tão logo chegavam à instituição os pais já iam agilizando o processo da matrícula. A artesã Edna Cerqueira, 54 anos, que saiu de casa cedo para matricular a neta que está migrando de uma escola da rede privada para a rede estadual, ficou surpresa com a agilidade no atendimento.

“Esperava encontrar uma fila maior”, diz a artesã, que está otimista com relação às mudanças na educação baiana.

Também na espera, Betânia Neves Pereira, 37 anos, achou que fosse gastar mais tempo para efetuar a matrícula. “Pensei que fosse demorar, mas foi ótimo”, contou Betânia, que deixou o posto com a vaga da filha garantida. “Minha cunhada tem dois filhos que estudam aqui e gosta do ensino. Já é uma boa referência”, disse a mãe.

Já no Colégio Aliomar Baleeiro, a procura maior era pela 5ª série. A estimativa da direção é que sejam oferecidas pelo menos 13 turmas em dois turnos da série. Para a direção, a justificativa que explica tamanha demanda é a localização da escola. “Trata-se de um bairro populoso, a escola é centralizada e é uma das maiores do bairro”, considerou a diretora, Maria Ascensão Santos Bastos de Carvalho.

Com duas filhas na 4ª e 7ª série, a empregada doméstica Sílvia Pereira de Jesus dos Santos, 34 anos, aproveitou a proximidade do colégio com a sua residência para efetuar a matrícula das filhas. Com a mudança da família de Irará para Salvador, ela priorizou uma escola perto de casa. “Acho bom que elas estudem perto de casa, assim a gente não se preocupa tanto”, disse. Para efetuar a matrícula é necessário que os pais apresentem histórico escolar (original), certidão de nascimento ou carteira de identidade (original e cópia), duas fotos 3×4 e CPF, se o aluno já possuir o documento.