Melhoria do transporte escolar, alimentação dos alunos, oficinas pedagógicas e formação continuada dos educadores. Esses são alguns dos benefícios que o convênio assinado, nesta segunda-feira (25), entre a Secretaria da Educação do Estado e Fundação Odebrecht, proporcionará aos habitantes de três municípios da região do baixo-sul do estado. A parceria faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia, um projeto especial do Governo do Estado.

O Colégio Estadual Casa Jovem, localizado a 44 quilômetros do centro de Igrapiúna, foi o grande beneficiado com a assinatura do convênio. A instituição, que tem refeitório, anfiteatro e dormitório, atende mais de 600 alunos de aproximadamente quinze comunidades rurais da cidade e dos municípios de Piraí do Norte e Ituberá.

A partir de março, a SEC vai contribuir com R$ 250 mil, apoiando o desenvolvimento social, ambiental, humano e econômico desses municípios, por meios da melhoria do itinerário educativo do colégio.

Participaram da solenidade, o secretário Adeum Sauer, o representante da Fundação Odebrecht, Mauricio Medeiros, e o diretor executivo da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Casa Jovem, Pedro Paulo Silva.

Para Medeiros, o convênio serve como um modelo de parceria para a educação no campo. “Nós temos a missão de educar para a vida e jamais poderíamos fazer isso sem a aprovação e ajuda do governo”, afirmou.

O secretário destacou que a parceria com a fundação vai qualificar a educação e afirmou que existe perspectiva da SEC oferecer cursos profissionais integrados, dando oportunidade a muitos moradores locais, a exemplo do curso de agropecuária, com ênfase em recursos pesqueiros, para os alunos do Colégio Casa Jovem.