Professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) participaram hoje (28) da aula inaugural do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, no auditório Paulo Jackson da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH). O mestrado é fruto de uma parceria entre a Uesc e SRH, por meio da Universidade Popular das Águas (Unihidro).
O mestrado terá duração de dois anos e as pesquisas dos 15 aprovados na seleção (incluindo representante da sociedade civil) serão centradas em desenvolvimento regional e meio ambiente, com enfoque na gestão de Recursos Hídricos. Os temas dizem respeito, por exemplo, a questões relacionadas a Comitês de Bacia Hidrográficas e Corredores Ecológicos.
Na aula inaugural, o professor Max Menezes fez uma apresentação sobre o curso de pós-graduação Strictu Sensu, que tem conceito 4, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Consolidação do projeto

O coordenador do Mestrado, professor Neylor Calazans, disse que ele e a equipe de professores da Uesc comemoram a consolidação desse projeto idealizado em conjunto com o diretor-geral da SRH, Julio Rocha, professor visitante do mestrado. Presente à aula inaugural, Juliano Matos, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, disse que “o mestrado é estratégico e que a SRH deu um passo fundamental criando a Unihidro, ressaltando o compromisso com o conhecimento e a inovação”.
O diretor de Regulação da SRH, Luiz Henrique Pinheiro, lembrou que esse é o segundo mestrado desenvolvido pela Unihidro/SRH em convênio com universidades públicas. O de Modelagem das Ciências da Terra e do Ambiente está em andamento em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Um outro curso que está sendo oferecido em parceria com a Uefs é o de Especialização em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.