A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realiza nos dias 12, 13 e 14 deste mês uma nova etapa do projeto Reforma Agrária e Inclusão Social no Baixo Sul da Bahia, desenvolvido pelo Campus XXI da universidade, em Ipiaú.

A iniciativa vai ministrar o Curso de Introdução ao Manejo de Sistemas Florestais no Assentamento Dois Riachões, do Movimento dos Sem-terra (MST), localizado no município de Ibirapitanga.

O objetivo do curso é abordar as agroflorestas como alternativa promissora aos sistemas tradicionais de produção, como a monocultura, porque conserva o solo e a água e favorece a biodiversidade.

Estão na programação do curso dinâmicas envolvendo agricultores vinculados ao projeto, trabalho de campo e debates sobre agricultura sustentável e preservação ambiental. As atividades são realizadas por estudantes, professores e técnicos, com apoio das coordenações dos cursos de Pedagogia da Terra, Letras e Técnicas Agropecuárias.

O projeto pretende trabalhar em 11 assentamentos do MST na região, beneficiando 350 famílias, numa área de 3 mil hectares. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e patrocínio da Petrobras.